Na obra dos artistas barrocos europeus o emocional sobrepõe o racional; a exploração de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas; entrelaçamento entre a arquitetura e escultura são nítidos.
Os artistas barroco europeus valorizam as cores, as sombras e pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida. Os temas principais são: mitologia, passagens bíblicas e a história da humanidade.
Os artistas barroco europeus valorizam as cores, as sombras e pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida. Os temas principais são: mitologia, passagens bíblicas e a história da humanidade.
O extase de Santa Teresa - Bernini
Apesar de o barroco brasileiro ser influenciado pelo barroco europeu, no caso mais precisamente de Portugal, com o tempo o barroco brasileiro foi assumindo características próprias - que podemos evidenciar nas obras de Aleijadinho, nos artigos do escritor e critico Mario de Andrade que empenhava-se em afirmar uma identidade cultura “verde e amarela” e através do Sphan (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)que consolidava Aleijadinho como o pioneiro na inauguração de uma expressividade local.
Na arte podemos diferenciar essas características analisando as pinturas, escultura, ornamentações principalmente de igrejas e etc.
No barroco europeu observamos tons mais escuros e suaves em comparação com barroco brasileiro que possui tons mais fortes e expressivos com o uso de cores vivas evidenciado principalmente nas pinturas do mestre Ataíde.
É na suavidade do estilo rococó mineiro que se encontra a expressão mais original do barroco brasileiro. A extrema religiosidade popular, sob o patrocínio exclusivo das associações laicas, se expressa em um espírito contido e elegante, gerando templos harmônicos e dinâmicos de arquitetura em planos circulares, com graciosa decoração em pedra-sabão. As construções monumentais são substituídas por templos intimistas de dimensões singelas e ornamentação requintada, mais apropriada à espiritualidade e as condições sociais do povo.
Um dos exemplos mais expressivos deste estilo pode ser verificado na Igreja
da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência (1767) cujo frontispício, retábulos laterais, o altar-mor, púlpitos e lavabo são de autoria de Aleijadinho.
Apesar de o barroco brasileiro ser influenciado pelo barroco europeu, no caso mais precisamente de Portugal, com o tempo o barroco brasileiro foi assumindo características próprias - que podemos evidenciar nas obras de Aleijadinho, nos artigos do escritor e critico Mario de Andrade que empenhava-se em afirmar uma identidade cultura “verde e amarela” e através do Sphan (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)que consolidava Aleijadinho como o pioneiro na inauguração de uma expressividade local.
Na arte podemos diferenciar essas características analisando as pinturas, escultura, ornamentações principalmente de igrejas e etc.
No barroco europeu observamos tons mais escuros e suaves em comparação com barroco brasileiro que possui tons mais fortes e expressivos com o uso de cores vivas evidenciado principalmente nas pinturas do mestre Ataíde.
É na suavidade do estilo rococó mineiro que se encontra a expressão mais original do barroco brasileiro. A extrema religiosidade popular, sob o patrocínio exclusivo das associações laicas, se expressa em um espírito contido e elegante, gerando templos harmônicos e dinâmicos de arquitetura em planos circulares, com graciosa decoração em pedra-sabão. As construções monumentais são substituídas por templos intimistas de dimensões singelas e ornamentação requintada, mais apropriada à espiritualidade e as condições sociais do povo.
Um dos exemplos mais expressivos deste estilo pode ser verificado na Igreja
da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência (1767) cujo frontispício, retábulos laterais, o altar-mor, púlpitos e lavabo são de autoria de Aleijadinho.
Aleijadinho x Bernini
Bernini tinha como característica principal de sua obra o
realismo . Além da expressividade figurativa dos rostos, suas
obras esculpidas em mármore são ainda mais elaboradas, a maioria delas tendo
posição em movimento e utilização de planejamentos volumosos e agitados
Aleijadinho usava muito em suas esculturas características do rococó, o estilo clássico e gótico. A grande maioria de suas obras foram esculpidas em pedra-sabão ou madeira. As marcas das obras de Aleijadinho são:olhos mongóis, maçãs do rosto saliente, queixo bipartido e cabelos em caracóis.As expressões das suas obras sugerem duas hipóteses:refletir o drama pessoal do artista ou o sentimento trágico dos inconfidentes mineiros.
Veja a analise das principais obras desses grandes artistas :
O
Êxtase de Santa Teresa (Bernini)
O Êxtase de Santa Teresa foi esculpido durante o período de 1645-1652, seguindo as tendências do estilo
barroco, hoje ela se encontra em um nicho em mármore e bronze dourado na Capela
Cornaro,na cidade de Roma A beleza da obra se deve ao uso da iluminação e da
fidelidade da escultura, que conferem à obra sensibilidade, pois o escultor
aplicava em suas esculturas o uso de corpos alongados, gestos expressivos,
expressões mais simples mas mais emocionadas.
O Profeta Daniel (Aleijadinho)
Os
traços fisionômicos da escultura mostram um jovem imberbe como Baruc e Abadias.
Entretanto, a fisionomia de Daneil difere da deles, pelo recorte especial dos
olhos, a boca e o nariz longo, de narinas fortemente sulcadas, revelando em seu
conjunto uma expressão altaneira e distante, própria de um herói cônscio de sua
força. A coroa de louros que decora a mitra da cabeça acentua esse aspecto e é
uma alusão evidente à vitória sobre os leões.
Como
Ezequiel , Daniel veste uma túnica longa, presa na cintura por uma faixa abotoada no
colarinho. Nessa escultura, parece que Aleijadinho dispensou qualquer
colaboração de seus auxiliares. Trata-se da estátua de maior dimensão de todo o
conjunto e, apesar disso, a peça é monolítica e particularmente bem executada,
revelando, sem dúvida, a marca do gênio de Aleijadinho
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